Polícia Federal faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante em operação

03 maio 2023 às 07h34

COMPARTILHAR
Na manhã desta quarta-feira, 3, a Polícia Federal realizou buscas em um endereço em Brasília associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e prendeu o ex-ajudante de ordens do ex-presidente, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa. Bolsonaro não foi alvo de mandado de prisão, mas deverá prestar depoimento ainda hoje.
A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes e está relacionada a uma investigação sobre um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
As prisões de todos os alvos, incluindo o policial militar Max Guilherme e o militar do Exército Sérgio Cordeiro, que atuaram como seguranças próximos de Bolsonaro durante seu mandato presidencial, já haviam sido cumpridas até as 7h da manhã. A polícia continuava no condomínio onde o ex-presidente reside desde sua volta ao Brasil em março.
As ordens estão sendo cumpridas no âmbito da chamada Operação Venire, que investiga uma associação criminosa acusada pelos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
Ao todo, a Polícia Federal cumpre 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro, além de análise do material apreendido durante as buscas e realização de oitivas de pessoas que detenham informações a respeito dos fatos.