Depois o que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que já existiria um “consenso dentro do partido” em torno do nome do presidente Lula para ser o candidato do PT à reeleição em 2026, a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que essa seria uma decisão precisa ser “extemporânea”. Gleisi diz que ainda é muito cedo para esta definição. Parlamentares petistas goianos ouvidos pelo Jornal Opção concordam com Haddad e afirmaram que o nome de Lula é o mais provável, mas que a atual preocupação do presidente está em realizar um bom governo. Além disso ressaltam a importância do partido ir bem nas eleições municipais em 2024 para pavimentar o terreno de 2026.

Rubens Otoni afirmou que eleições de 2024 servirão como preparação para a corrida presidencial. Foto: divulgação

O deputado federal Rubens Otoni disse que “a preocupação de momento é fazer um bom governo e atender as expectativas da população” e frisou a importância das eleições de 2024 na construção da campanha de 2026. “Do ponto de vista político eleitoral a prioridade é nos prepararmos bem para as eleições deste ano, e assim ocuparmos espaços importantes nas prefeituras e câmaras municipais. Tudo isso servirá de preparação para 2026”, afirmou Otoni, reforçando a possível reeleição de Lula. “Dentro do PT existe consenso sim sobre a candidatura do Lula. Ele só não será, se não quiser ou não puder”, afirmou.

A deputada estadual Bia de Lima disse concordar com Gleisi Hoffmann ao dizer que “o momento é muito cedo para fazer análise da próxima disputa para presidente”. Entretanto, Bia de Lima entende como “natural” que Lula seja o candidato em 2026 e que endossa o coro pela reeleição do presidente, mas que acredita que outras lideranças vão surgir durante o processo.

Deputada considera cedo para afirmar que Lula será o candidato do partido para 2026. Foto: divulgação

“Dentro do PT entendemos que o nome natural é do próprio presidente Lula e nesse sentido eu defendo o nome do presidente sem nenhum problema, aliás, com toda a alegria do mundo. Naturalmente vamos construindo novas lideranças, seja do ministro Haddad ou mesmo outras pessoas que a gente possa ir já ir construindo, mas a verdade é que o nome natural pavimentado que já vai sendo o do presidente Lula”, afirmou a deputada.

Mauro Rubem disse não haver preocupação com a questão da idade do presidente Lula. Foto: arquivo

O deputado estadual Mauro Rubem também concorda que o nome de Lula seja o mais cotado para 2026. Ele comentou ainda que a questão da idade do presidente (Lula teria 80 anos em 2026) não é um fator preocupante e reforçou a necessidade de se fazer uma boa gestão de “reconstrução do país”.

“Acho que é normal o presidente Lula ser o nosso nome a reeleição para 2026, até porque até lá estaremos atravessando um período de reconstrução depois de toda essa tragédia que o Brasil sofreu nesses seis anos”, se referindo aos governos e Temer e Bolsonaro. “Quanto a questão da idade, não se preocupe com essa questão, pelo contrário. Ele vai estar com mais experiência ainda, com mais habilidade, com mais capacidade ainda de conduzir”, garantiu o petista.

Leia também: