O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta terça-feira, 29, que vai criar o Ministério da Pequena e Média Empresa, voltado para as cooperativas e empreendedores individuais. A proposta foi citada pelo mandatário durante o programa Conversa com o Presidente, tradicional transmissão do governo. Caso seja concretizada, esta será a 38ª pasta do governo federal.

“Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, afirmou o presidente. O novo ministério deve entrar nos planos de acomodar o Centrão em mais pastas na Esplanada. Lula afirmou que definiria a reforma ministerial até a próxima a quarta-feira, 30.

A criação da pasta tem sido ventilada por Lula desde a campanha à Presidência, mas nunca chegou a ser concluída. Lula destacou a importância dos empregos com carteira assinada, mas disse que muitos brasileiros desejam ser empreendedores. Por isso, segundo ele, a necessidade de um ministério para tratar de políticas públicas para esse público.

“Quem nasceu dentro de uma fábrica, como eu, acha que emprego é só dentro de uma fábrica. Mas tem gente que prefere trabalhar em casa, na rua. Nós precisamos entender que essa gente tem importância, e precisamos dar condições dessas pessoas terem acesso a crédito para dar o pontapé inicial. O cara que quer empreender é um trabalhador. Ele tem que ser levado em conta, ele quer cuidar da sua família, isso é muito bom para o país”, explicou.

De acordo com Lula, quando essa pessoa estiver ganhando dinheiro, ele vai pagar o crédito. “Por isso, quero valorizar muito os microempreendedores individuais, as cooperativas, as pequenas e médias empresas, porque elas geram 60 ou 70% dos empregos desse país”, concluiu.

Leia também:

Lula define reforma ministerial; veja mudanças

Líderes do Centrão apostam que Lula define reforma ministerial até amanhã