Insatisfeitos dentro da federação com PT, deputados do PV ameaçam saída

11 maio 2023 às 08h06


COMPARTILHAR
Os seis deputados federais do PV estariam articulam um pedido coletivo para deixar a federação composta com PT e PC-do B. Juntas, as três legendas somam 81 parlamentares. Deputados do partido estariam insatisfeitos com o espaço dentro federação.
A decisão seria um desfecho sobre a saída se dá depois de uma tratativa para que o deputado Aliel Machado (PV-PR) abrisse mão de disputar uma vaga na Mesa Diretora da Câmara para garantir a eleição de Maria do Rosário (PT-RS). Em entrevista ao Jornal Opção, o deputado paranaense confirmou os desgastes com o Governo Federal, mas negou o movimento de saída.
Leia mais: Ismael Alexandrino é vice-líder do maior bloco de partidos da Câmara dos Deputados
“Não tem debandada, nossa bancada é muito unida e não há essa sinalização. O que existem são insatisfações e os debates que já acontecem há algum tempo entre o partido e o governo federal, algo normal na política. Estamos conversando com várias lideranças, as questões da montagem das comissões, da maior participação do partido, mas não há nada no sentido de saída”, afirmou o deputado.
Entretanto, outros congressistas do PV teriam alegado que têm sido preteridos das principais decisões da federação, inclusive sobre a liderança do grupo. Também dizem que o PT quebrou acordos na divisão das comissões na Câmara.
Atualmente, a bancada do PV na Câmara dos Deputados atualmente é composta por seis 6 deputados: Luciano Amaral (AL); Bacelar (BA); Professor Reginaldo Veras (DF); Clodoaldo Magalhães (PE); Jadyel da Jupi (PI) e Aliel Machado (PR).