O secretário de governo dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou, por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), que revogou os vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de seus aliados e de seus familiares imediatos. 

De acordo com Rubio na postagem, o presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão que é protegida nos Estados Unidos.  

“A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, afirmou. 

Nesse sentido, o secretário disse que, por esse motivo, ordenou a revogação dos vistos, com efeito imediato, do ministro e dos seus aliados na Corte, bem como de seus familiares. A postagem não deixou claro quem seriam esses aliados. 

A sanção ocorreu no mesmo dia que Alexandre de Moraes determinou medidas cautelares e o uso de tornozeleira eletrônica para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, ficaram caracterizados os crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e atentado à soberania por parte de Bolsonaro. 

Leia também:

Governo Lula se prepara para reação de Trump após operação contra Bolsonaro

Meirelles: “Pix é melhor que métodos de pagamento americanos”