GabineKIDS: servidoras da Câmara de Goiânia têm ambiente destinado a crianças

31 maio 2023 às 18h29

COMPARTILHAR
O GabineKIDS é um espaço infantil localizado na Câmara Municipal, projetado com a finalidade de acolher crianças. Idealizado pela vereadora Aava Santiago e apresentado em 2021 por meio de um Projeto de Resolução, aguarda atualmente a apreciação do plenário para se tornar uma norma a ser cumprida pela Casa.
Enquanto aguarda essa aprovação, o GabineKIDS já se tornou uma realidade e está sendo utilizado por servidoras e convidadas, principalmente durante sessões de homenagem. Muitas vezes, essas mulheres não possuem uma rede de apoio para cuidar de seus filhos, e o espaço oferece uma solução para esse desafio.
A inspiração para criar o GabineKIDS surgiu quando Aava Santiago, mãe de Davi, de 4 anos, percebeu a falta de um espaço infantil, incluindo áreas para amamentação e trocadores, na Câmara Municipal. A partir dessa constatação, surgiu a ideia de regulamentar um ambiente destinado às crianças.
Embora ainda não seja uma norma oficial da Casa, o GabineKIDS já oferece itens para o cuidado e entretenimento das crianças, como frigobar de uso comum, trocador de fraldas, brinquedos, lápis de cor e livros.
Atualmente, o espaço está localizado na sala da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, presidida por Aava Santiago. Além disso, é disponibilizado de forma itinerante durante as atividades de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, nos serviços da Ouvidoria da Mulher, Butique Solidária e nas sessões especiais e audiências públicas realizadas na Câmara.
A criação do GabineKIDS foi possível graças a uma ação colaborativa das servidoras do mandato, resultando em um investimento aproximado de R$ 300. “O baixo custo foi surpreendente, o que aponta para a triste realidade, na qual a ausência desses espaços diz mais sobre falta de vontade política do que, necessariamente, falta de recursos”, destaca Aava Santiago
“É preciso investir em políticas públicas para empregar mães, fortalecer infâncias e possibilitar que essas crianças possam estar, com conforto, em espaços públicos e, ainda, oportunizar que essas mulheres possam estar com suas crias nesses espaços quase sempre hostis a elas e seus filhos”, completa.
A parlamentar espera que o Projeto seja votado em breve pelo plenário e entre em vigor ainda neste ano. Em caso de aprovação, a Câmara deve destinar um espaço definitivo para o GabineKIDS.