Federação PSDB, Cidadania e Podemos gera disputas regionais
05 abril 2023 às 15h19
COMPARTILHAR
A criação da federação que inclui o PSDB, o Cidadania e o Podemos – que já estava em processo de fusão com o PSC – tem gerado disputas internas no âmbito regional. Interlocutores reclamam, no entanto, que ainda falta diálogo para a definição de lideranças.
Segundo a vereadora Aava Santiago (PSDB), “ainda não houve uma conversa dos dirigentes de todos os partidos para definir as coordenações por aqui”. Ela é uma das cotadas para comandar a federação na capital, ao lado do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).
O presidente estadual do Podemos, Eurípedes José do Carmo – outro cotado para o comando estadual ao lado do deputado Glaustin da Fokus (Podemos) -, também afirma que questões estão indefinidas e garantiu que “ainda haverá diálogo com todos “.
De qualquer forma, legendas com afinidades tendem a se unir em federações, atuando como um só partido na arrecadação de recursos e na definição de diretrizes. Siglas isoladas tendem a desaparecer, devido à legislação atual que desfavorece a fragmentação partidária. Esse arranjo tem impacto direto nas próximas eleições, já que altera a composição entre os vereadores e pode fazer com que os partidos da federação tenham um candidato único à prefeitura.