A eleição extraordinária para prefeito e vice-prefeito na cidade de Turvelândia, localizada a cerca de 205 km de Goiânia no sudoeste de Goiás, pode ocorrer em abril. Segundo informações apuradas pelo Jornal Opção, as convenções serão nos dias 19 e 20 e o pleito está previsto para ser realizado no dia 28 de abril.

No começo de abril de 2023, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu por manter a cassação dos mandatos do prefeito, Siron Queiroz dos Santos, e do vice-prefeito, Marlos Souza Borges, por compra de votos e abuso de poder político nas Eleições 2020.

Em sua decisão, o TRE determinou o afastamento dos cargos e a realização de novas eleições para prefeito e vice-prefeito. Logo depois, O TRE-GO chegou a marcar a realização de novas eleições para a escolha de prefeito e vice-prefeito, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu suspender temporariamente a realização de novas eleições.

A determinação para a realização de novas eleições majoritárias em Turvelândia, originalmente agendada para 6 de agosto, foi emitida conforme a decisão do TRE-GO, que rejeitou os recursos interpostos pela defesa dos cassados.

Contudo, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, concedeu uma decisão liminar favorável ao recurso apresentado pela defesa do ex-prefeito Siron Queiroz, que almeja retornar ao cargo. Como resultado, a execução do Acórdão proferido pelo TRE-GO foi suspensa até que haja uma nova manifestação por parte do Tribunal Superior Eleitoral sobre o caso.

Leia mais: