Deputado goiano é o segundo que mais apresentou projetos em 2023
24 abril 2023 às 09h36
COMPARTILHAR
Em segundo lugar no ranking, com apenas um projeto de diferença, o deputado goiano Rubens Otoni (PT) já apresentou 47 projetos de lei na Câmara dos Deputados em 2023. Em entrevista ao Jornal Opção, o parlamentar destacou que os textos já tramitam nas comissões da Câmara e destacou dois deles que ganharam projeção nacional e já estão tramitando na Casa.
“No início das legislaturas às comissões demoram um pouco mais a serem formadas, isso é normal devido a troca de parlamentares. Deste total, dois projetos que já estão tramitando ganharam mais destaque, o primeiro é projeto que concede ao trabalhador um dia de folga por semestre para comparecer à escola do filho”, disse o deputado.
Leia mais: Rubens Otoni é deputado goiano melhor avaliado por Índice Legisla Brasil
Otoni ainda destacou outro projeto de lei que visa criar o programa Casa do Professor, que tem por objetivo facilitar a compra de habitação para professores da rede pública de educação.
“Caso seja aprovado, o programa vai ser anexado ao Minha Casa Minha Vida, que está sendo relançado pelo governo federal com a intenção de levantar dois milhões de moradias para famílias com renda de um a três salários mínimo”, revelou o parlamentar.
O petista disse ainda que seu mandato é “participativo”, pois tem como prática convidar lideranças comunitárias e de classes a apresentar propostas, por isso, a alta produção. Antes oposição e agora governo, o PT mudou o foco em relação aos projetos apresentados no Congresso e, embora o tema de direitos humanos ainda seja o mais recorrente.
Campeão de sugestões do partido, Rubens Otoni afirma que a redução em relação aos temas trabalhistas se deu pela mudança da pauta no governo. “Na legislatura passada a reforma trabalhista era algo mais recente”, afirmou o deputado, citando as mudanças aprovadas pelo governo Michel Temer. Segundo ele, muitos dos textos apresentados na época sobre o tema ainda estão tramitando.