As articulações para às eleições para a prefeitura de Goiânia em 2024 já começaram nos bastidores. Além do atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos), ao menos quatro nomes já iniciaram suas movimentações para disputarem a cadeira de prefeito da capital.

Uma pesquisa que realizada em gabinetes mostra que quatro políticos estão empatados tecnicamente: Gustavo Gayer do partido PL, Gustavo Mendanha do Patriota, Silvye Alves do União Brasil e Vanderlan Cardoso do PSD. Em seguida, a lista ainda traz Adriana Accorsi do PT.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB) é outro que tem seu nome ventilado nos bastidores. Aquele que administra a Assembleia Legislativa tem porte para administrar tanto uma grande prefeitura e mesmo o Estado porque ganha-se experiência administrativa e capacidade de articulação.

Um dos aspectos mais interessantes dos resultados da pesquisa é a diferença entre as respostas espontâneas e estimuladas. Na pesquisa espontânea, Mendanha lidera, embora por uma margem estreita. Na pesquisa estimulada, Vanderlan Cardoso é o líder, embora Gayer, Mendanha e Silvye Alves estejam empatados tecnicamente.

A confirmação de Mendanha na disputa, entretanto, ainda depende de recurso julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mendanha foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia em 2016 e reeleito em 2020. Porém, como Goiânia e Aparecida são cidades conurbadas, Mendanha estaria indo para uma disputa de terceiro mandato consecutivo em cidades vizinhas, o que contraria a lei atual.

Atuação da esquerda

Além do nome de Adriana Accorsi, o PT também poderá apostar no professor Edward Madureira, que que já teria, inclusive, traçado estratégias de pré-campanha. Edward tem pelo menos dois ótimos trunfos: a própria deputada federal Adriana Accorsi, além do deputado estadual Mauro Rubem.

A primeira seria a candidata natural do PT em Goiânia, depois das postulações em 2016 e 2020, mas prefere se ater ao mandato em Brasília. Pelo grande conhecimento da máquina administrativa, por sua intimidade com a política da capital e sua grande experiência política, o sindicalista Mauro também teria totais condições de ser “prefeitável”, mas já pacificou seu apoio ao professor.

Leia mais: Adriana Accorsi e Mauro Rubem serão “esteios” de Edward em Goiânia

Mas, mais do que liberar o professor de disputar a vaga, o sucesso do PT na corrida eleitoral depende do empenho de ambos, Adriana e Mauro, em transferir o potencial de votos que têm em suas bases para Edward.