Durante sessão extraordinária nesta segunda-feira, 5, o plenário da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia aprovou o pedido de licença por prazo indeterminado da vereadora Valéria Pettersen (MDB). Conforme dito ao Jornal Opção, a parlamentar se afastará do legislativo para assumir o cargo de Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia, em substituição a Cláudio Everson.

Eleita vereadora nas eleições de 2020 com 2.523 votos válidos, o maior número de votos entre as mulheres em todas as eleições na história política de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen já havia ocupado funções públicas em Aparecida nas gestões do ex-prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha, nas pastas de Projetos e Captação de Recursos e de Educação Cultura e Turismo, respectivamente. Além disso, no ano passado, Pettersen também se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Relações Institucionais de Goiânia.

Mais mudanças

A posse de Pettersen à frente da Semma deve inaugurar uma reforma administrativa promovida pelo prefeito Vilmar Mariano no município visando composições para 2024. Existe a expectativa de mudanças em ao menos oito pastas, conforme revelou o Diário de Aparecida:  Secretaria Municipal de Meio Ambiente;  Secretaria de  Habitação; Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU); Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria de Governo; Secretaria de Relações Institucionais e Secretaria de Ação Integrada.

Quatro estariam em processo adiantado de escolha. Além da Semma, que deve contar com Pettersen no comando da pasta, a Secretaria de Habitação, que o novo titular deve ser indicado pelo presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e também presidente do PP, Alexandre Baldy, a Secretaria de Segurança Pública, que deve ser indicada pelo PSB, de Elias Vaz, e a Secretaria de Desenvolvimento Humano, que deve ter um nome ligado ao vice-governador Daniel Vilela, presidente do MDB.