Com a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o número de invasões do Movimento Sem Terra (MST) caíram. Desde a instalação, a única invasão registrada foi em uma fazenda produtiva em Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo, a 350 km da capital paulista. O episódio aconteceu em 10 de junho. Antes disso, de janeiro a maio, foram registradas 56 invasões. Os números relativos às invasões são de um levantamento da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA). As informações são do jornal O Globo.

O monitoramento da CNA mostra ainda que nesse terceiro mandato de Lula já foi registrado o maior índice de invasões desde 2016. Para os parlamentares da Frente Parlamentar do Agronegócio, a CPI do MST teve papel importante para diminuir as invasões.

Leia mais: Sessão da CPI do MST tem bate-boca entre governistas e oposição; tensão aumenta com suposta associação ao tráfico

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA) pode ser convocado pela CPI nesta terça-feira, 11. Os requerimentos foram feitos pelos deputados Ricardo Salles (PL-SP), relator da comissão, e pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

Os deputados alegam a necessidade de Rui Costa prestar esclarecimentos sobre ações do MST na Bahia, estado que ele governou por dois mandatos e onde ocorreram episódios envolvendo áreas de cultivo de eucalipto da empresa Suzano.