PF prende grupo suspeito de trocar bagagens para tráfico internacional de drogas

04 abril 2023 às 07h52

COMPARTILHAR
Nesta terça-feira, 4, a Polícia Federal iniciou a Operação Iraúna, com o propósito de reprimir o tráfico internacional de drogas realizado por meio da troca de malas contendo substâncias ilícitas em aeroportos. O grupo realizava a troca de malas de passageiros comuns pelos volumes recheados de drogas, a fim de despistar a polícia.
A investigação identificou um grupo criminoso que enviou 40 quilos de cocaína para a Alemanha, utilizando a estratégia de substituir a bagagem de passageiros inocentes por outras contendo drogas.
Os criminosos removiam as etiquetas originais das bagagens e as colocavam em outras com os entorpecentes. Como resultado, a Polícia Federal prendeu temporariamente seis suspeitos durante o cumprimento dos mandados judiciais.
Duas passageiras oriundas de Goiânia, que tiveram suas bagagens trocadas, foram presas por tráfico internacional de drogas na Alemanha, na cidade de Frankfurt, após o desembarque de voo procedente do Brasil.
Suas bagagens tinham sido despachadas no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia e, após, tiveram suas etiquetas trocadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP. Através da apuração, soube-se que as passageiras, que ainda encontram-se presas em Frankfurt, informaram que não tinha conhecimento do conteúdo ilícito dentro das malas, e que as bagagens apreendidas não eram delas, tendo afirmado também que são inocentes da imputação de tráfico de drogas.
Em favor das brasileiras presas há uma série de evidências que levam a crer, de fato, que não há envolvimento delas com o transporte da droga, pois não correspondem ao padrão usual das chamadas “mulas do tráfico”.