Líder de facção goiana é preso em operação da PF em Goiás e outros dois estados

29 novembro 2023 às 12h31

COMPARTILHAR
Um dos líderes da facção goiana Amigos do Estado (ADE), aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), foi preso durante operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira, 29. A corporação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão contra o núcleo financeiro da facção em Porangatu e Anápolis, além de Palmas (TO), Brasília (DF) e Ceilândia (DF).
LEIA TAMBÉM
Morte de traficante gera disputa por território entre CV e PCC em Goiás
Matador de facção goiana morre em confronto após série de homicídios em Goiás
Um outro facionado também foi preso em Ceilândia com um arsenal de armas e munições. A operação visa combater a repressão à lavagem de dinheiro realizada de forma gerencial pela ADE. Os criminosos, inclusive, constituíram empresas de fachadas, adquiriram imóveis e carros de luxo para ocultar e dissimular a origem ilícita dos recursos obtidos a partir de práticas criminosas.
A polícia ressaltou ainda que a ADE é dedicada ao tráfico de drogas e de armas de fogo, bem como ao roubo de cargas e crimes violentos. Os detentos foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal para a formalização das prisões.
Os faccionados são investigados por organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas de reclusão, se somadas, podem atingir 33 anos.