Um homem foi preso em flagrante nesta terça-feira, 2, transportando quase 50 kg de carne de animais silvestres abatidos de forma ilegal, em Formosa. Entre as espécies abatidas pelo caçador estão: Paca, Caititu, Queixada e o Veado Campeiro, mamífero ameaçado de extinção. 

LEIA TAMBÉM

Caça de javali: alteração na legislação gera polêmica em Goiás

Exército esclarece mudanças na norma para caça de javalis

Segundo o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM), a corporação chegou até o homem por meio de denúncias de fazendeiros que se queixaram de disparos de armas de fogo na região durante à noite. Ao realizar um patrulhamento pela cidade, os policiais se depararam com o caçador em posse da carne.

O homem, que não possui antecedentes criminais, também estava armado com duas espingardas e munições. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foi autuado por maus-tratos e crimes ambientais, além de posse ilegal de arma de fogo. Juntas, as penas podem chegar a 18 anos de reclusão.

A caça de qualquer espécie no Brasil é proibida, exceto a do Javali, que é uma espécie invasora. Entretanto, o caçador precisa de autorização por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para praticar o esporte.