Em mais um levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49% das intenções de voto contra 43% de Jair Bolsonaro (PL), para o segundo turno. As informações são da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel). Os números foram divulgados nesta terça-feira, 18.

Ao se considerar os votos válidos, o petista alcança 53% das intenções de voto, e Bolsonaro, 47%. Segundo o Ipespe, brancos, nulos ou não votam em nenhum dos candidatos somam 6%; os que não sabem quem escolher são 2%.

Os pesquisadores foram a campo entre segunda-feira, 17, e esta terça, 18. Um dia depois do debate da TV. Ao todo, foram 1.100 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06307/2022.

Debate

O instituto avaliou o confronto entre Lula e Bolsonaro no debate promovido por Folha de S.Paulo, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura, no domingo, 16. 46% responderam que assistiram ao debate completo ou em parte; 33% não assistiram e nem ouviram falar do debate; e 21% não assistiram, mas ouviram falar.

O índice de espectadores chega a 53% dentre aqueles que declaram voto em Bolsonaro. Entre os de Lula, esse número cai para 42%. Para 42% dos entrevistados, o atual chefe do Executivo se saiu melhor no debate, contra 41% que apontam Lula como o que teve melhor desempenho. Para outros 10%, nenhum dos dois candidatos se saíram bem.