Lula passa bem após cirurgia e não precisou de UTI, diz médico do presidente
29 setembro 2023 às 18h22
COMPARTILHAR
Após cirurgia para colocação de prótese no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não precisou ir para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A declaração é do médico Roberto Kalil Filho. O chefe do Executivo federal passou por procedimento na tarde desta sexta-feira, 29, em Brasília.
“O procedimento transcorreu sem intercorrências e o presidente já se encontra acordado indo para recuperação anestésica e, nas próximas horas, irá para um apartamento não necessitando de semi-intensiva e nem UTI”, enfatizou Kalil, durante coletiva de imprensa.
O presidente teve que ser submetido a cirurgia para tratamento de uma osteoartrite no quadril. Esse problema consiste no desgaste natural das cartilagens que revestem as articulações. A assessoria do Palácio do Planalto informou que Lula deu entrada na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês às 8h30.
Lula foi operado pelo ortopedista especialista em quadril do Hospital Sírio-Libanês e cirurgião, Giancarlo Polesello. A expectativa dele é que o presidente da República se recupere o mais rápido possível, ao iniciar exercícios ainda na cama, sentado e, na sequência, dar os primeiros passos com andador.
Normalmente, durante a recuperação, o recomendado é que o paciente não fique sem se mexer. Os estímulos ocorrem nas primeiras 24 horas, dentre os quais movimentos de contração nas regiões abdominal e glútea para ativar quadril, joelho e tornozelo, o que evita problemas circulatórios.
Leia também: Saiba mais sobre a cirurgia que Lula fará no quadril nesta sexta
Lula deve usar andador após passar por cirurgia no quadril, diz jornal