Morreu, na manhã desta segunda-feira, 9, a professora Rosemary Freitas do Valle, conhecida como Meirinha Valle. Natural de Anápolis, ela iniciou sua trajetória política em Porangatu, onde atuou como secretária de saúde e foi eleita vereadora por dois mandatos consecutivos, de 1992 a 1998, chegando à presidência da Câmara Municipal. Meirinha foi amplamente reconhecida como uma defensora da emancipação feminina, tendo presidido o PSDB Mulher de Goiás. A causa de sua morte não foi divulgada.

Com a vitória de Marconi Perillo em 1999, Meirinha foi convidada a assumir a chefia de gabinete da Secretaria de Educação de Goiás (atualmente Seduc). Nessa ocasião, renunciou ao mandato de vereadora. Permaneceu no cargo como comissionada até 2007.

Em 2020, foi escolhida como vice na chapa do PSDB para a prefeitura de Goiânia, ao lado do pré-candidato Talles Barreto. Meirinha também ocupou o cargo de superintendente da Casa Civil no governo do PSDB.

Diversas homenagens foram prestadas, incluindo notas de pesar publicadas pela Câmara Municipal de Porangatu e pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.

Nota de Pesar de Marconi Perillo

“É com imenso pesar que Valéria e eu recebemos a triste notícia do falecimento de Meirinha Valle, uma mulher corajosa e uma verdadeira guerreira na luta pela emancipação feminina, pelo fortalecimento da educação e pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Meirinha dedicou sua vida a causas nobres, tendo exercido papéis fundamentais, como a presidência do PSDB Mulher de Goiás. Por seu compromisso com a transformação social, será sempre lembrada e admirada por todos.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com sua família e amigos, unindo-nos em oração para que Deus conforte o coração de todos.”

Nota de Pesar da Câmara Municipal de Porangatu

“O Presidente da Câmara Municipal de Porangatu, vereadores e servidores desta Casa manifestam profundo pesar pelo falecimento de Rosemary Freitas do Valle, carinhosamente conhecida como Meirinha, ex-presidente da Câmara Municipal em 1997.

Meirinha dedicou sua vida ao serviço público, desempenhando com compromisso e dedicação seu papel no Legislativo Municipal, sempre em defesa dos interesses da comunidade.

Seu legado será eternamente lembrado na história de Porangatu.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, pedindo a Deus que lhes conceda força e conforto para superar esta perda irreparável.

Porangatu perde uma grande liderança, mas sua memória continuará viva nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la e trabalhar ao seu lado.”

Informações sobre o Velório e Sepultamento

O velório será realizado nesta segunda-feira, 9, a partir das [inserir horário], no cemitério Jardim das Palmeiras. O sepultamento ocorrerá na terça-feira, 10, às 9h.

Leia também:

Meirinha Valle é vice na chapa encabeçada por Talles Barreto à prefeitura de Goiânia

“Temos recebido muitas mulheres do PMDB. Elas não chegavam nem perto da Dona Íris”, diz presidente do PSDB Mulher