“Oportunidade única de conhecer essa cultura diversa e rica”, explica o professor Alexandre Herbetta sobre a revista indígena Pihhy

22 janeiro 2024 às 19h11

COMPARTILHAR
O Jornal Opção recebeu o professor Alexandre Herbetta, vice coordenador do Núcleo Takinahakỹ da Universidade Federal de Goiás (UFG) para conversar sobre o projeto. O local promove a visibilidade indígena no meio acadêmico, desde que foi inaugurado em 2014. Agora, o núcleo se tornou responsável pela publicação da revista digital Pihhy, de âmbito nacional e produções indigenas.
Na conversa, ainda são abordados diferentes temas que envolvem as comunidades indígenas do Brasil, mas o professor destaca o convite para o evento de lançamento da nova revista, que será lançada no dia 29 de janeiro na Universidade Federal de Goiás.
Quanto à publicação, até o momento está confirmada a produção de 12 edições mensais. “Teremos muitos convidados especiais, intelectuais indígenas referenciais. Sigam a Revista Pihhy, que estará hospedada no site do Ministério da Cultura. Como eu disse, é uma ideia inovadora no sentido de produção e conteúdo, é uma oportunidade única, especialmente para quem não é indígena, de conhecer essa cultura diversa e rica”, o professor finaliza com o convite em aberto.
O Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena é um espaço físico voltado para a formação de professores indígenas, onde é abrigado o Curso de Educação Intercultural. Esses professores, após serem graduados, muitas vezes retornam para suas comunidades para compartilhar o que foi aprendido, ou continuam no processo de educação formal, com mestrado e doutorado.
“É um espaço de formação, pesquisa e extensão que tenta fortalecer, registrar e valorizar os conhecimentos indígenas. Porque eles são tão valiosos, ricos e complexos, mas que são tão desvalorizados no processo histórico brasileiro”, explica o vice coordenador sobre o objetivo do Núcleo.
Confira:
Confira edições anteriores do Opção Play:
“Professor Alcides é traidor do povo de Aparecida”, dispara Vilmar Mariano; vídeo