César Moura, natural de Goiânia e graduado em Ciências Econômicas pela antiga Uniana (atual UEG),  é o responsável pela Secretaria de Retomada do Estado de Goiás. Em entrevista ao Jornal Opção, o economista enumerou os sucessos de sua pasta e traçou um panorama otimista para Goiás. Além disso, expressou receio sobre a nova reforma tributária e afirmou que o projeto vai na contramão dos últimos 20 anos, em que trabalharam para descentralizar os recursos do eixo Rio-São Paulo. 

“Para comparar com grandes cidades como São Paulo, a gente perde em volume e quantidade de pessoas, mas como estado produtor, podemos ter uma excelente qualidade de vida no nosso Estado, gerando emprego, renda e segurança”, disse o secretário.

Ele ainda fala sobre as dificuldades encontradas pelo setor de eventos e cultura, dos trabalhadores artesãos e informais, sobre os pequenos e médios empreendedores e as restaurações de espaços públicos (Centro Cultural Oscar Niemeyer, Centro de Convenções de Anápolis e Teatro de Pirenópolis). César Moura já esteve à frente da Secult, e é atualmente presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Goiás (FCO) e do Conselho Deliberativo do Fundo de Equalização para o Empreendedor (Fundeq).

De acordo com César Moura, a Secretária da Retomada surgiu em resposta à pandemia, para enfrentar e resolver problemas. O que teria sido uma vantagem em relação aos demais estados, que se mobilizaram através de grupos de trabalho. “Conseguimos destravar várias questões em relação a qualificação profissional, linhas de crédito, intermediação por mão de obra. E tudo serve para continuar agora, nesse crescimento pós-pandemia”, relatou.

O secretário também explica que estar com os índices de desempregos melhores do que em 2017 é muito significativo. “Parece que a gente apagou um pouco da memória o que foi, mas se você pensar a paralização, econômica e social, que tivemos por causa da pandemia, só é comparável com uma guerra”, disse o secretário.

Por fim, ele ressalta a importância e a oportunidade de emprego no novo aplicativo Minha Vaga. O programa foi feito para ser leve rodar em qualquer celular, de acordo com o secretário. Além disso, ele também destaca que hoje existem vagas de emprego sobrando e cursos gratuitos de profissionalização disponíveis.

Confira:

Confira edições anteriores do Opção Play:

Tecnologias encontradas em evento na Índia podem otimizar atendimento a feirantes de Goiânia, diz Geverson Abel

“Aprendi muito com o governador”, diz Paulo Vitor Avelar, prefeito de Jaraguá

Entrevista com Eva Márcia, pré-candidata à prefeitura de Senador Canedo