Projeto Cinema Popular tem início nesta terça (5/5) em Nerópolis

Filme  “O Segredo dos Diamantes” será apresentado gratuitamente na cidade. Caravana passará, ainda, por outras 14 cidades até o dia 5 de junho

Cena do filme que será exibido durante a mostra

Cena do filme que será exibido durante a mostra

Tem início nesta terça-feira (5/5) a 10ª edição do projeto Cinema Popular, que promete levar filmes nacionais de forma gratuita a várias cidades goianas. Promovido pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), o circuito itinerante — com classificação indicativa livre e exibição ao ar livre — segue até o dia 5 de junho.

Em cada cidade, a exibição é realizada em praças e outros espaços públicos, reunindo público de todas as idades. Nesta edição, o longa escolhido pelo projeto Cinema Popular é “O Segredo dos Diamantes”, do diretor Helvécio Ratton — que ainda não teve lançamento oficial em Goiás.

O circuito terá início, em 5 de maio, na cidade de Nerópolis, e termina, no dia 5 de junho, em Ipameri, totalizando 15 municípios de diferentes regiões goianas.

A exibição de “O Segredo dos Diamantes”, neste ano, marca uma década de história do projeto Cinema Popular, que já passou por 43 cidades e três Estados diferentes (Goiás, Mato Grosso e Tocantins).

Sempre com exibições ao ar livre, com a proposta de reunir famílias em um momento único de entretenimento, lazer e cultura, o Cinema Popular vem dedicando, durante todo esse tempo, apoio integral ao processo de democratização da diversidade cultural, valorização do audiovisual, e, mais do que nunca, de uma ação que levou cinema a mais de 180 mil pessoas, em suas nove edições anteriores.

O objetivo é contribuir para o acesso à exibição cinematográfica, divulgar a produção nacional e formar público para o cinema.

Sobre o longa

Formado em Psicologia, Helvécio Ratton estreou no cinema ao dirigir, no Hospício de Barbacena, o documentário “Em Nome da Razão”. Desde então, ele seguiu colecionando sucessos. Um dos seus mais conhecidos trabalhos, “Batismo de Sangue”, baseado no livro de Frei Betto, narra uma história baseada em fatos reais ocorridos na época da ditadura militar, no Brasil.

Eclético, Helvécio também dirigiu “A Dança dos Bonecos” e “Menino Maluquinho”, filmes que marcaram o cinema nacional por tratarem o público infantil com sensibilidade e inteligência. Já com a comédia “Amor & Cia”, ele trouxe para o cinema a crítica social de Eça de Queiroz.

Mais recentemente, em 2014, Helvécio Ratton lançou o longa metragem “O Segredo dos Diamantes”, aventura infanto-juvenil de tirar o fôlego, produção premiada, escolhida para integrar a programação do 10º Circuito Cinema Popular, promovido pelo Icumam.

O Segredo dos Diamantes
(Brasil, 2014 – 86 min – Ficção Livre)
Direção: Helvécio Ratton
Elenco: Matheus Abreu, Júlia Pimentel, Alberto Gouvea, Rui Rezende, Dira Paes, Rodolfo Vaz

Sinopse

Ângelo (Matheus Abreu) é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida do pai. Para isso, ele e seus amigos Júlia (Rachel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvea) terão que decifrar o enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério (Rui Rezende), que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo.

Veja programação completa:

Data Cidade Local Horário
5/05 (terça-feira) Nerópolis Praça São Benedito  20 horas
7/05 (quinta-feira) Silvânia Praça do Rosário 20 horas
9/05 (sábado) Itaberaí Praça Balduíno da Silva Caldas (em frente à Igreja São Sebastião) 20 horas
11/05 (segunda-feira)  Jaraguá Praça do Rosário 20 horas
13/05 (quarta-feira) Itapuranga Praça Castelo Branco, Centro 20 horas
15/05 (sexta-feira)  Ceres Praça Cívica  20 horas
18/05 (segunda-feira)  Itapaci Praça Florêncio Inácio (Laviola) 20 horas
20/05 (quarta-feira) Rubiataba Praça das Palmeiras  20 horas
22/05 (sexta-feira) Uruaçu Avenida Transbrasiliana  20 horas
25/05 (segunda-feira) Pires do Rio Praça Central Gaudêncio Rincon Segovia, Centro  20 horas
27/05 (quarta-feira) Piracanjuba Praça da Matriz  20 horas
29/05 (sexta-feira) Pontalina Feira Coberta (Área Externa)  20 horas
1/06 (segunda-feira) Acreúna Rua João Altino Arantes esq. Av. Corumbá (ao lado do Ginásio de Esportes)  20 horas
3/06 (quarta-feira) Morrinhos Praça Cristo Redentor  20 horas
5/06 (sexta-feira) Ipameri Praça da Liberdade  20 horas

Serviço
10º Circuito Cinema Popular – “O Segredo dos Diamantes”, de Helvécio Ratton
Data: de 5 de maio a 5 de junho de 2015
Cidades: Nerópolis (5/5), Silvânia (7/5), Itaberaí (9/5), Jaraguá (11/5), Itapuranga (13/5), Ceres (15/5), Itapaci (18/5), Rubiataba (20/5), Uruaçu (22/5), Pires do Rio (25/5), Piracanjuba (27/5), Pontalina (29/5), Acreúna (1º/6), Morrinhos (3/6) e Ipameri (5/6)
Realização: Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam)
Informações: (62) 3218-3779, (62) 9972-7230, (62) 8244-0678 e pelo site

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.