Por meio da PAC Cidades Históricas, Arquivo Diocesano é restaurado

Localizado na Cidade de Goiás, a Diocese guarda documentos de valor histórico como batismos, casamentos e óbitos dos séculos 18, 19 e 20

Reprodução/Iphan

Reprodução/Iphan

Tombado em 1978 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel do Arquivo Diocesano, da Cidade de Goiás, foi totalmente recuperado. Realizada na quinta-feira, 30, no próprio imóvel, a cerimônia de lançamento da obra contará com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, do ministro da cultura, Marcelo Calero, e da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, acompanhada ainda pelo diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, pela superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi, e pela prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos.
Por meio do programa, foram investidos R$ 1,33 milhão nas obras de restauração do arquivo. O projeto incluiu a reestruturação do espaço externo para abrigar as instalações de um novo centro de pesquisa para a comunidade e também contextualizou o imóvel em seu ambiente urbano, evidenciando sua contemporaneidade. Assim, foram efetivadas ações como o posicionamento de um novo bloco, afastado do muro limite e próximo do edifício central, e a criação de acessos diferenciados para o público externo e interno.

Reprodução/Iphan

Reprodução/Iphan

Constam, dentre os arquivos, documentos de valor histórico como batismos, casamentos e óbitos dos séculos 18, 19 e 20, disponíveis para consulta pública. Com as obras, também fará parte da Diocese a documentação relativa ao bispado de Dom Tomás Balduíno, arquivos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra. O acervo se encontra, até então, no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás. Já catalogado e higienizado nas condições ideais, o acervo será transferido em breve às novas instalações da Diocese.

Serviço
Entrega das obras de restauro do Arquivo Diocesano
Data: 30 de junho
Horário: 18h
Local: Arquivo Diocesano, Cidade de Goiás (GO)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.