Inovação no mercado editorial é tema do EXPAN Pirenópolis

Pequenas editoras, coletivos criativos, publicadores e artistas gráficos vão ocupar o Museu do Divino e a Avoar Livros, no sábado e no domingo (1 e 2/12), com versão pocket da feira e-cêntrica

Foto: Layza Vasconcelos/Divulgação

A cidade de Pirenópolis recebe neste fim de semana a próxima edição do projeto EXPAN, uma ação de apoio à inovação no mercado editorial a partir da postura independente, iniciada em setembro deste ano, em Goiânia. Pequenas editoras, coletivos criativos, publicadores e artistas gráficos vão ocupar o Museu do Divino e a Avoar Livros, no sábado e no domingo (1 e 2/12), com versão pocket da feira e-cêntrica de publicações independentes, experimentações gráficas, oficinas e rodas de conversa.

O EXPAN é co-realizado pelo Ateliê Tipográfico/CEGRAF, Avoar Livros, Beatriz Perini, Coletivo e/ou, Goiânia Clandestina, Mandrake Comic Shop, Martelo Casa Editorial, Nega Lilu Editora, Palavrear Livraria, patworkpat, PinUp Bottons, Pomar Livraria, Rebellium Coletiva, Renan Moura, Szophi, TC Objetos com Arte e Velame Branco.

EXPAN vem do radical de palavras como “expansão” e “expandir”. “É tempo de romper bordas continuamente e ampliar e crescer chega a ser insuficiente para tamanho desafio”, reflete a escritora e editora Larissa Mundim, uma das coordenadoras do projeto.

As atividades se iniciam com a Oficina de Zine, conduzida por Rico Lopes (Coletivo e/ou), às 10 horas, na Avoar Livros, parceiro local que produz esta edição do projeto. No mesmo horário, estará sendo aberta a mostra de publicações independentes, com trabalhos dos seguintes expositores: Atelier Tipográfico do CEGRAF-UFG, Ana Maria Godinho de Menezes, Avoar Livros, Coletivo e/ou, Janayna Lavor, Maria Cobogó, Morgana Poiesis, Nega Lilu Editora, Rebellium Coletiva, Sophia Pinheiro, Valentina Fraiz, Velame Branco.

A intensa programação do sábado segue com o bate-papo “Encadernação artesanal para publicações independentes, com Joaquim Oliveira (Velame Branco), às 14 horas, no Museu do Divino. O Atelier Tipográfico do CEGRAF-UFG realiza experimentações com a prensa tipográfica móvel, no mesmo local, a partir das 16 horas. Um lançamento literário coletivo está marcado para as 19 horas e reúne autoras de Goiânia, Brasília e Pirenópolis: Cássia Fernandes (Almofariz do tempo), Ana Maria Lopes (Mar Remoto), Ana Maria Godinho de Menezes (Uma Estrela a mais) e Larissa Mundim (faz rs).

Peripatética

No domingo, a feira de publicações independentes fica montada entre 10h e 16h, no Museu do Divino. O edifício histórico será o ponto de partida dos participantes da Oficina Peripatética de Escrita Criativa, que será conduzida por Cássia Fernandes durante um passeio pelo Centro Histórico. “A proposta é caminhar, conhecer e criar, por meio da observação dos detalhes do ambiente e da evocação de textos literários e estudos sobre literatura”, explica a escritora.

Segundo Cássia Fernandes, a Oficina Peripatética de Escrita Criativa busca motivar e promover a criação de textos literários por meio de uma atividade de exploração as ruas da cidade de Pirenópolis. A origem do nome remonta ao filósofo grego Aristóteles, que costumava ensinar seus alunos passeando pelo jardim da escola, que foi assim chamada de Perípato (do grego peripatós, passeio) e seus seguidores denominados peripatéticos.

O EXPAN em Pirenópolis encerra atividades com o bate-papo “Estímulo à leitura e à escrita como estratégia de inovação no mercado editorial”, às 14 horas, no Museu do Divino. A escritora Ana Maria Lopes vai compartilhar experiências do Coletivo Editorial Maria Cobogó de Brasília), a livreira Tatiana Moreno (Avoar Livros) traz relatos de resistência em tempos de crise do mercado editorial e a Prefeitura de Pirenópolis apresentará ações do poder público local para o Livro e a Leitura. A roda de conversa será conduzida pela editora Larissa Mundim, idealizadora da e-centrica.org.

Serviço:

Projeto EXPAN

Local: Pirenópolis-GO

Data: sábado e domingo (1 e 2/12)

Programação:

01/12 (sab)

10h às 20h
Feira de publicações independentes: livros especiais, cadernos artesanais, zines, artes gráficas, impressões em suportes diversos.
Expositores: Atelier Tipográfico do CEGRAF-UFG, Ana Maria Godinho de Menezes, Avoar Livros, Coletivo e/ou, Janayna Lavor, Maria Cobogó, Morgana Poiesis, Nega Lilu Editora, Rebellium Coletiva, Sophia Pinheiro, Valentina Fraiz, Velame Branco
Entrada franca

10h – Oficina de Zine, com Rico Lopes (Coletivo e/ou)
Local: Avoar Livros
Atividade gratuita

14h – Bate-papo: Encadernação artesanal para publicações independentes, com Joaquim Oliveira (Velame Branco)
Local: Museu do Divino
Atividade gratuita

16h- Tipo… grafia: experimentações com a prensa móvel, com Atelier Tipográfico do CEGRAF-UFG
Local: Museu do Divino
Atividade gratuita

19h – Lançamento literário coletivo:
– “Almofariz do tempo”, de Cássia Fernandes (Goiânia)
– “Mar Remoto”, de Ana Maria Lopes
– “Uma Estrela a mais”, de Ana Maria Godinho de Menezes (Pirenópolis)
– “faz rs”, de Larissa Mundim (Goiânia)
Local: Museu do Divino
Entrada franca

02/12 (dom)

10h às 16h
Feira de publicações independentes: livros especiais, cadernos artesanais, zines, artes gráficas, impressões em suportes diversos
Entrada franca
Expositores: Atelier Tipográfico do CEGRAF-UFG, Ana Maria Godinho de Menezes, Avoar Livros, Coletivo e/ou, Janayna Lavor, Maria Cobogó, Morgana Poiesis, Nega Lilu Editora, Rebellium Coletiva, Sophia Pinheiro, Valentina Fraiz, Velame Branco

10h – Oficina Peripatética de Escrita Criativa, com Cássia Fernandes
Local: percurso pelo Centro Histórico, saída do Museu do Divino
Atividade gratuita

14h – Bate-papo: Estímulo à leitura e à escrita como estratégia de inovação no mercado editorial, com participação de Ana Maria Lopes (Coletivo Editorial Maria Cobogó) e Tatiana Moreno (Avoar Livros). Condução: Larissa Mundim (coordenadora a e-cêntrica)
Atividade gratuita

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.