Artista plástico Sandro Tôrres lança livro de poesias na Fnac

Coletânea com 46 poemas inéditos será apresentada ao público nesta terça-feira (26/4)

Sandro Tôrres | Foto: divulgação

Sandro Tôrres | Foto: divulgação

Em sua primeira produção literária individual, o escritor e artista plástico Sandro Tôrres lança, nesta terça-feira (26/4), o livro “Digo Que Sim”. A coletânea, que reúne 46 poemas inéditos, será lançada a partir das 19h30, na Fnac Goiânia, no Shopping Flamboyant.

Conhecido por seu trabalho como artista plástico à frente de produções renomadas, como a Mostra de Arte Urbana no Brasil Central, Sandro Tôrres escreve artigos, ensaios, contos e crônicas desde a década de 1990, quando teve seus primeiros textos premiados. Ele também é proprietário da Arte Plena, produtora e galeria de arte.

“Digo Que Sim” reúne também ilustrações do artista Roos, parceiro de Sandro em outros projetos. São dezenas de desenhos da figura humana, com tratamento aquarelado. No início do ano, os dois consagraram a parceria com a exposição Velha Novidade, que resultou numa série de 32 pinturas.

A publicação tem apoio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes.

Convite - Digo Que Sim

Sobre o autor
Com formação plural, Sandro Tôrres é graduado em Direito, mas optou pela imersão nas atividades culturais e no trabalho como artista plástico, escritor, poeta e apresentador. Atualmente, está em fase de conclusão do mestrado em História e programa sua próxima exposição individual itinerante de pinturas e objetos, ainda para 2016.

Sua primeira publicação literária foi “Essa Tal Arte Contemporânea”, coescrita com Márcio Pizarro Noronha e lançada em 2012. Recentemente, o autor teve um trabalho selecionado para a antologia poética Prêmio Sarau Brasil, editado pela Vivara Editora.

Sandro também trabalha na próxima publicação, novo livro de poemas e outros textos experimentais. Segundo ele, será um trabalho mais conceitual, possivelmente a ser ilustrado com trabalhos de sua própria autoria.

Análise
No texto de apresentação do livro, o poeta Carlos Willian Leite — que já foi editor do Opção Cultural — descreve: “Sandro Tôrres conseguiu construir, em linguagem pura, uma poesia sólida, densa e fluida, que vai além da atividade poética deliberada. Que traz a capacidade de diálogo organicamente, transformando realidade e fantasia — por meio de metáforas —, em imagens e significados”.

“Mais do que um livro de amor, Sandro Tôrres ergueu uma ode a si mesmo, ao menino que vive no artista, passando em revista, por meio de imagens cotidianas, o seu amor desesperado. O resultado é um belo livro de poesia. Realmente belo. Nem cult, nem pretensioso, mas feito de sinceridade pura”, arremata Carlos Willian.

O poeta e jornalista Iuri Godinho — da Contato Comunicação –, no prefácio do livro, ressalta a concepção dos poemas (a maioria dedicada à esposa, a produtora cultural Wanessa Cruz) e define a obra de Sandro Tôrres: “Agora em seu primeiro livro, Sandro também virou poeta. Canta a sua amada de forma aberta, corajosa, quase nunca abstrata. É a poesia pé no chão, feita de momentos bons e outros nem tanto. Moderno e contemporâneo, Sandro não complica e investe num fazer poético que é extremamente urbano e lírico”.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Digo Que Sim – Poesias Inéditas de Sandro Tôrres”
Data: 26 de abril (terça-feira)
Horário: Às 19h30
Local: Fnac Goiânia – Flamboyant Shopping Center

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.