Quem são os drusos e por que Israel está envolvido na guerra sectarista e silenciosa na Síria?

28 julho 2025 às 10h56

COMPARTILHAR
O que está acontecendo na Síria?
Com a queda do regime do ditador Bashar Al Assad em dezembro do ano passado, os drusos sírios que ocupam a província de Sweida, na divisa com Israel, vêm sendo perseguidos e massacrados grupos terroristas que compõem o novo governo interino e milícias aliadas. Civis, incluindo crianças, são executadas em praça pública. A minoria cristã ortodoxa do país e os alauítas também estão na mira de militantes islâmicos responsáveis por um verdadeiro genocídio.

Por que Israel está envolvido?
A comunidade drusa de Israel tem fortes laços com os drusos sírios. Além da conexão religiosa, há um dever moral entre eles. Além disso, Israel quer evitar que milícias hostis possam se fortalecer próximo à fronteira. Em apenas uma semana mais de 1300 drusos foram executados na Síria. O massacre levou as comunidades drusas de Israel e do Líbano à ameaçarem cruzar as fronteiras dos países com Síria para lutar contra as milícias islâmicas. Lideranças drusas acusam o presidente interino da Síria, Ahmed al Shaara,de estimular e participar dos ataques, numa ofensiva genocida assim como aconteceu com a minoria alauíta, em março deste ano. Na semana passada, mais mil drusos israelenses cruzaram a fronteira com a Síria para lutar contra as milícias islâmicas que assolam as minorias sírias, a fim de provocar uma reação do governo de Israel. Os drusos são etnicamente árabes, falam a língua árabe, mas têm sua própria tradição religiosa e cultural que reúne elementos do islamismo, hinduísmo e até da filosofia clássica grega. Na Síria, representam 5% da população do país, já em Israel não são quase 3% por cento e, desde a criação do estado judeu foram absorvidos pelo país e têm cidadania israelense com todos os direitos civis garantidos. A participação da comunidade, que está espalhada em vilarejos entre a região do Monte Carmel até a divisa com a Síria nas colinas do Golã, conta com uma Brigada formada apenas por militares drusos.

O que Israel está fazendo?
Israel bombardeou a capital Damasco, atingindo os arredores do palácio presidencial e o Ministério da Defesa, matando ao menos cinco membros das forças de segurança. Além disso, de acordo com os militares, mais de 160 alvos foram atingidos na Síria. Desde então, as milícias retrocederam e um cessar-fogo foi estabelecido.

Onde estão os drusos
Os drusos não possuem um Estado próprio. Suas aldeias estão espalhadas entre Israel, Síria e Líbano. São cerca de 700 mil na Síria, 250 mil no Líbano e 140 mil em Israel. Reconhecidos pela lealdade ao Estado em que habitam, eventualmente eles lutam entre si. Sua cultura é baseada no patriotismo, por isso, em princípio, se não há um conflito entre esses países, as comunidade se ajudam umas às outras, mas em caso de guerra, eles lutam até mesmo entre si a fim de proteger o território do país que os acolhe