O chefe de Estado da Rússia, Vladimir Putin, pretende concorrer à eleição de 2024, segundo a agência de notícias Reuters. Desde 2012 na presidência do país, Putin também acumula um mandato anterior no cargo e outra passagem como primeiro-ministro. Atualmente, ele é considerado o líder mais longevo do país desde os tempos soviéticos.

Com mais de 20 anos governando o país, diretamente como presidente ou indiretamente como primeiro-ministro, ele já superou a marca de outros nomes, incluindo Josef Stalin. O ex-ditador da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ficou no poder entre 1923 e 1953.

O objetivo de Putin é permanecer no cargo até 2030 e a expectativa é de que ele consiga, já que controla o apoio da máquina pública e os meios de comunicação. Fora que o país também recebe diversas acusações de fraude nas eleições favorecendo ele. Além de não ter quase nenhum opositor.

Conforme a fonte da Reuters, o anúncio oficial da candidatura será feito em breve e as eleições presidências na Rússia devem ser realizadas em março do próximo ano.