Ministério Público espanhol pede 8 anos e dois meses de prisão para Shakira
29 julho 2022 às 14h26
COMPARTILHAR
O Ministério Público da Espanha pediu a prisão da cantora colombiana Shakira, acusada por seis crimes de fraude fiscal contra os cofres públicos do país. Segundo a denúncia, a artista teria deixado de pagar 145 milhões de euros em impostos sobre o patrimônio e sobre os rendimentos obtidos enquanto ela vivia com o ex-marido Gerard Piqué, em Barcelona.
Além da pena estipulada em oito anos e dois meses de prisão, o Ministério Público também pediu o pagamento de multa no valor de 23 milhões de euros. A denúncia inclui ainda um atenuante, que aponta que Shakira colocou à disposição da Justiça 17,2 milhões de euros para resolver quaisquer irregularidades cometidas entre 2012 e 2014, período em que os seis supostos crimes teriam sido cometidos.
Agora, Shakira deve aguardar a emissão de uma ordem para abertura de julgamento, no tribunal de Esplugues. Com isso, a cantora pode ser obrigada a prestar declarações no banco dos réus, mesmo que seja para anunciar um acordo feito para pagamento das dívidas.