Milei revoga lei contra nomeação de parentes e irmã será secretária
11 dezembro 2023 às 12h05
COMPARTILHAR
O recém-empossado presidente da Argentina, Javier Milei, assinou um decreto no qual, entre outras medidas, revogou a norma que proibia a nomeação de parentes diretos para cargos públicos. A modificação tem o objetivo de permitir que a irmã do novo presidente, Karina Milei, assuma o cargo de secretária-geral da Presidência da Nação. A posse dela veio junto à de nove ministros e do chefe da Casa Civil, no Salão Branco da Casa Rosada.
O decreto revogado por Milei foi inicialmente implementado em 2018 pelo ex-presidente Macri, que se tornou seu principal aliado durante as eleições. Naquela época, a legislação não foi isenta de controvérsias, pois algumas pessoas impactadas pela regra foram obrigadas a deixar seus cargos, mesmo que tivessem passado por concursos públicos.
Além disso, houve outras mudanças significativas nos primeiros atos do novo presidente. Em sua primeira ação administrativa, Javier Milei reduziu pela metade o número de ministérios, assinando um decreto que eliminou pastas como Cultura, Educação, Meio Ambiente e Trabalho, reduzindo o total de 18 para nove.
Leia também: