Líderes mundiais parabenizam Donald Trump pela vitória nos Estados Unidos
06 novembro 2024 às 08h24
COMPARTILHAR
Com a volta de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, diversas figuras políticas e líderes mundiais se manifestaram nesta quarta-feira, 6, em resposta aos resultados das eleições. O republicano conquistou vitórias em estados decisivos, consolidando sua posição e se aproximando da oficialização como novo presidente do país. Confira algumas das reações às recentes conquistas do candidato.
O ex-presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro comemorou a vitória de Trump nas redes sociais. “Obrigado meu Deus. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”, disse. Bolsonaro postou um vídeo com imagens que o associam ao presidente americano.
Veja alguns pronunciamentos:
Emmanuel Macron, presidente da França: “Parabéns, presidente Donald Trump. Pronto para trabalharmos juntos, como fizemos por quatro anos. Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade“.
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China: “A China espera uma convivência pacífica com os Estados Unidos […] Continuaremos focando e gerenciando as relações com base nos princípios de respeito mútuo, convivência pacífica e cooperação mutuamente benéfica“.
Narendra Modi, premiê da Índia: “Meus mais sinceros parabéns, meu amigo Donald Trump, por sua histórica vitória eleitoral. […] Espero renovar nossa colaboração para fortalecer ainda mais a parceria global e estratégica Índia-EUA. Juntos, vamos trabalhar pela melhoria do nosso povo e promover a paz, estabilidade e prosperidade globais“.
Kier Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido: “Parabéns, presidente eleito Trump, por sua histórica vitória eleitoral. Estou ansioso para trabalhar com você nos próximos anos. Como os aliados mais próximos, estamos ombro a ombro na defesa de nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e empreendedorismo“.
Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia: “Agradeço o comprometimento do presidente Trump com a abordagem da ‘paz pela força’ nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode aproximar a paz justa da Ucrânia. Tenho esperança de que o colocaremos em ação juntos“.
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria: “A maior reviravolta na história política dos EUA. Parabéns ao presidente [Trump] por sua enorme vitória. Uma vitória muito necessária para o mundo“.
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel: “Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso recomeço para a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos”.
Javier Millei, presidente da Argentina: “Parabéns pela sua formidável vitória eleitoral. Agora, faça a América ótima novamente. Você sabe que pode contar com a Argentina para executar sua tarefa. Sucesso e bênçãos”.
Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana: “A Itália e os Estados Unidos são nações ‘irmãs’, ligadas por uma aliança inabalável, valores comuns e uma amizade histórica. É um vínculo estratégico, que estou certo que iremos agora reforçar ainda mais. Bom trabalho, presidente”.
Leia também: Eleições nos EUA: saiba como funciona o processo eleitoral e apurações