A pacata cidade de Kennesaw, localizada no estado da Geórgia, com cerca de 33 mil habitantes, possui uma das leis mais controversas dos Estados Unidos e talvez do mundo. Segundo as normas locais, todos os chefes de famílias são obrigados a ter pelo menos uma arma de fogo dentro dos limites municipais. Ou seja, se não tiver algum armamento, você estará cometendo um crime.

“A fim de prover o gerenciamento de emergências e, ainda proteção, segurança e bem-estar geral da cidade de seus habitantes, todo chefe de família residente nos limites da cidade é obrigado a manter uma arma de fogo, juntamente com a munição”, disse o documento.

Segundo a lei de Kennesaw, a norma foi estabelecida em 1982, como resposta ao primeiro banimento de armas em uma cidade americana, em Morton Grove, no Illinois. Na época, a posse e comércio dos objetos foi proibida após um processo de um advogado local. Entretanto, atualmente a medida foi revogada na cidade e não há mais a proibição.

A norma da obrigatoriedade das armas de fogo apenas isenta chefes de família que sofram de alguma deficiência, além daqueles que se opõem à posse de armas de fogo por conta de crenças religiosa. Fora pessoas que foram condenadas previamente por algum crime.

Apesar da norma estar vigente na cidade até hoje, as autoridades locais já afirmaram que a norma não é realmente aplicada atualmente.