Após o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, retirar sua candidatura à reeleição no domingo, 21, a vice Kamala Harris emergiu como a favorita para liderar a chapa. Contudo, o cenário do Partido Democrata ainda não está claro para as próximas eleições presidenciais americanas. Outras figuras de peso ainda podem desafiar a sua indicação.

Entre os potenciais concorrentes estão Gretchen Whitmer, governadora de Michigan, J.B. Pritzker, governador de Illinois, e Sherrod Brown, senador de Ohio. Embora Biden tenha manifestado seu apoio a Harris, figuras proeminentes como o ex-presidente Barack Obama e ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi ficaram neutros.

Outros governadores, como Gavin Newsom e Josh Shapiro, da Califórnia e Pensilvânia respectivamente, inicialmente não apoiavam Harris. No entanto, posteriormente declararam seu endosso à vice-presidente. A mobilização em torno dela cresceu ao longo do domingo, com apoios significativos de lideranças democratas, incluindo o casal Bill e Hillary Clinton, que afirmaram estar prontos para apoiá-la integralmente.

Enquanto isso, vozes como o ex-conselheiro Dmitri Mehlhorn e o senador Peter Welch clamam por um processo de seleção para determinar o candidato democrata.

Caso Harris seja a escolhida para disputar as eleições pelos democratas, ela enfrentará o republicano Donald Trump em uma das eleições mais polarizadas da história americana.

Leia também:

Biden desiste da corrida eleitoral nos Estados Unidos

Carta de Abraham Lincoln para Joe Biden (81 anos) e Donald Trump (78 anos)