Milei é empossado na Argentina e cita “queda do Muro de Berlim” em discurso

10 dezembro 2023 às 13h32

COMPARTILHAR
Javier Milei tomou posse como novo mandatário da Argentina neste domingo, 10, ao lado da vice, Victoria Villarruel. Demonstrando estar emocionado, Milei recebeu a faixa presidencial das mãos do agora ex-presidente da Argentina Alberto Fernández.
Formalmente empossado, Milei deixou o local sem dar declarações, como ocorre tradicionalmente, e discursou para o público presente do lado de fora. Ele disse que não faria discurso no Congresso, num gesto simbólico de mostrar que não se preocupa com os políticos, mas com o povo.
“Hoje iniciamos a reconstrução do nosso país. Os argentinos expressaram vigorosamente uma vontade de mudança que não tem retorno. Não há como voltar atrás, enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Começa uma era de paz e prosperidade, de liberdade e progresso. Tal como a queda do Muro de Berlim marcou o fim de um período trágico para o mundo, estas eleições marcaram o ponto de virada na nossa história”, discursou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou o chanceler Mauro Vieira como representante oficial do Brasil na solenidade. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Milei, esteve presente à posse, com mais uma comitiva de deputados e assessores. Os governadores do Rio, Cláudio Castro (PL), de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL), também compareceram.