Fundador da rede de varejo Pang Dong Lai, o empresário chinês Yu Donglai, implementou uma nova política de folga: a “licença por infelicidade”.  A iniciativa permite que os funcionários tirem até 10 dias de folga por ano sem a necessidade de aprovação da gerência, caso se sintam tristes, estressados ou desanimados.

A medida foi anunciada durante a China Supermarket Week 2024 e foi criada para manter um maior equilibro entre a vida pessoal e profissional dos funcionários. “Se você não estiver feliz, não venha trabalhar”, disse Donglai.

Com mais de 7 mil funcionários, a Pang Dong Lai é conhecida no país pelo ambiente de trabalho diferenciado. Além da “licença por infelicidade”, os trabalhadores têm uma carga horária de sete horas diárias, folga nos finais de semana, entre 30 e 40 dias de férias anuais e cinco dias de descanso durante o Ano Novo Chinês.

“Queremos que nossos empregados tenham uma vida saudável e sem estresse, assim a empresa também pode prospere”, defende o empresário.

A empresa também recompensa funcionários pelo estresse causado pelos que clientes que os tratam mal. O “Prêmio de Reclamação” repassa valores entre 5 mil e 8 mil yuans (R$ 3,8 mil a R$ 6,2 mil) como recompensa.

Como resultado, a política deixou a empresa com uma evasão anual abaixo de 5% do quadro.

Leia também:

Goiás é líder na geração de empregos no Centro-Oeste em 2024