Coreia do Sul envia uma das caixas pretas do avião acidentado aos EUA e analisa dados de outra
01 janeiro 2025 às 09h17
COMPARTILHAR
O vice-ministro da Aviação Civil da Coreia do Sul, Joo Jong-wan, afirmou que estão sendo investigadas as caixas pretas do avião que se acidentou matando 179 pessoas em 29 de dezembro de 2024. Os investigadores da companhia aérea Jeju Air vão enviar uma das caixas pretas do avião para os Estados Unidos para que seja analisada.
“O registrador de dados de voo danificado foi considerado irrecuperável para extrair dados em nível nacional”, explicou Joo Jong-wan à Agence France-Presse. “Por isso, disse, foi acordado transportá-lo para os Estados Unidos para análise junto ao Conselho Nacional de Transportes daquele país”, disse o vice-ministro.
Os dados de outra caixa preta já começaram a ser processados. “A extração inicial do gravador de voz da cabine já foi concluída”, disse Joo Jong-wan. Uma colisão com aves foi inicialmente citada como causa da tragédia, mas autoridades passaram a apontar a presença de uma barreira no final da pista como provávael razão para o acidente.
O Boeing 737-800 da Jeju Air transportava 181 pessoas entre Bangkok, Tailândia, e Muan, Coreia do Sul. Todos os passageiros do avião morreram, com exceção de dois comissários de bordo. Este foi o pior acidente aéreo da história da Coreia do Sul.