Brasil envia segundo voo com hospital de campanha para auxiliar vítimas de terremoto na Venezuela
27 junho 2026 às 09h42

COMPARTILHAR
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviará neste sábado, 27, um segundo voo com ajuda humanitária à Venezuela. O país foi atingido por terremotos nesta semana, que destruíram centenas de prédios e causaram quase mil mortes até o momento. A aeronave, um KC-390 Millennium, decolará às 11h da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
O avião da FAB transportará um hospital de campanha da Marinha, uma equipe médica, além de 100 purificadores de água, medicamentos e materiais para cirurgias. A nova missão reforça a operação realizada ontem, quando um primeiro avião seguiu para a cidade de Maracay, no norte da Venezuela.
O voo levou 36 bombeiros, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional, quatro especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e cerca de 12 toneladas de equipamentos para auxiliar nas operações de busca e resgate.
Ainda na quinta-feira, 25, segundo a CNN Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, para comunicar o envio de ajuda humanitária ao país. A iniciativa brasileira ocorre enquanto equipes de resgate seguem atuando nas áreas mais afetadas pelo desastre.
Segundo o balanço mais recente divulgado pelas autoridades venezuelanas na noite de sexta-feira, 26, os terremotos deixaram 920 mortos e 3.360 feridos. Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, atingiram a costa norte do país na noite de quarta-feira, 24, em uma região localizada a cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas. O estado costeiro de La Guaira foi o mais afetado, com dezenas de edifícios destruídos, e teve a situação classificada por Delcy Rodríguez como uma “verdadeira tragédia”.
Leia também: Sobe para 235 o número de mortos após terremotos na Venezuela; dois brasileiros estão entre as vítimas



