O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recebeu uma visita surpresa ilustre nesta segunda-feira, 20. Trata-se do Chefe de Estado Americano, Joe Biden, que se encontrou com o líder ucraniano dias antes do aniversário de um ano da guerra contra a Rússia.

Na plataforma Telegram, Zelensky deu as boas-vindas ao aliado. “Bem-vindo a Kiev, Joe Biden! A sua visita é um sinal extremamente importante de apoio a todos os ucranianos”, escreveu. 

Os mandatários estiveram juntos no centro de Kiev, na Praça de Santa Sofia, onde há um memorial das vítimas da guerra. No momento em que Biden colocava uma coroa de flores no local, as sirenes começaram a tocar na cidade, porém apesar desse alerta de perigo, não houve registo de ataques russos.

Em sua primeira visita como presidente à Ucrânia, e a sexta desde que era vice-presidente de Barack Obama, Biden reafirmou em discurso a aliança do governo americano em apoio ao povo ucraniano e também anunciou que será repassado a Kiev um novo pacote de ajuda militar no valor de US$ 500 milhões, que incluirá mais munições para sistemas de foguetes de alta mobilidade.