Antes de Trump, EUA já teve presidente preso por excesso de velocidade a cavalo
06 abril 2023 às 08h21
COMPARTILHAR
Na terça-feira, 4, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se tornou o segundo chefe de estado do país a ser detido por autoriddes. Antes dele, o primeiro caso aconteceu há mais de 150 anos, quando Ulysses S. Grant comandava o país.
Em 1872, Grant chamou atenção da polícia num episódio envolvendo um cavalo e uma charrete em alta velocidade.
O presidente era conhecido por gostar dos animais, com preferência por aqueles que testavam sua coragem e garantiam boas aventuras. Cerca vez, ele trafegava pelas ruas de Washington em charrete com dois cavalos, quando foi advertido pelas autoridades. O episódio, porém, não termina aí.
No dia seguinte, Grant voltou a cometer a infração e foi novamente parado. Desta vez, a punição não parou numa simples advertência e terminou com a detenção do presidente do país.
O episódio não foi amplamente noticiado na imprensa na época, mas veio à tona em 1908, quando o The Sunday Star de Washington publicou uma entrevista com o então oficial aposentado que prendeu o 18º presidente dos EUA.
William West era um homem negro que serviu no Exército da União durante a Guerra Civil e foi elogiado por Grant após a ação. A história foi confirmada mais de cem anos depois pelo Departamento de Polícia de Washington.