Início do verão levanta atenção para chuvas de fim de ano em Goiás

21 dezembro 2022 às 08h19

COMPARTILHAR
*Com informações da Agência Brasil
Começa nesta quarta-feira, 21, – precisamente às 18h48 – o verão do hemisfério sul. A estação que vai até dia 20 de março de 2023 é caracterizado pelo aumento da temperatura em todo o Brasil, mas também pela tendência de chuvas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento fortes.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente o extremo sul do Rio Grande do Sul, o nordeste de Roraima e o leste do Nordeste não devem receber fortes chuvas no período.
Em Goiás, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê para as festas de fim de ano maiores acumulados de chuva nas regiões Centro, Norte e Nordeste do Estado. O órgão chegou a emitir alertas para tempestades que podem ter ventos de até 100km/h.
Como lembra a titular da Semad, Andréa Vulcanis, estudos elaborados pelo Cimehgo em julho de 2022 já apontavam para uma anomalia pluviométrica nos meses de dezembro e janeiro, com destaque para o Centro-Norte do estado. A secretária destaca a importância de a população ficar atenta aos riscos, principalmente em pontos turísticos onde há cavernas e cachoeiras: “As defesas civis estão atuando para notificar essas áreas, porém é fundamental que os munícipes se abriguem em lugares seguros antes para que não fiquem ilhados”, alerta.
O relatório do Cimehgo indica que até o final de dezembro as chuvas tendem a ser intensas em todo o Estado, mas os maiores alertas são para Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Formosa, Hidrolina, Itapaci, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, Pilar de Goiás, São João d’Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás e Uruaçu. Juntos, todos esses municípios podem acumular até 700 milímetros de precipitação até o início de 2023.