Faz tempo que o aviso está dado: o mundo está mudando, inclusive o clima. Apesar de a chuva fora de época trazer alívio em relação à falta de umidade e ao calor, a situação é preocupante justamente por ser estranha ao período.

Goiânia ainda não está oficialmente no período chuvoso, que começa entre outubro e novembro, mas tempestades e ventanias já causam danos na capital. Na tarde da quarta-feira, 6, ventos derrubaram uma árvore e postes no Jardim Planalto. Os moradores também ficaram sem energia elétrica.

Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, mesmo fora de época as chuvas atuais possuem um “potencial de risco”.  “Temos calor e umidade, formando sistemas convectivos, o que resulta em muita chuva ou rajadas de vento que podem alcançar 75 km/h”, afirmou.

Lembrando que Goiás ainda recebe uma frente fria proveniente da Região Sudeste. Por conta disso, o choque com calor e sol forte causará pancadas de chuvas em regiões centrais e no sul do Estado.

Amorim ainda alertou que essa situação pode gerar ventos que derrubam árvores, placas e etc. “A população precisa ficar atenta na mudança dos padrões de temperatura. A frente fria, além de favorecer o surgimento de mais áreas de instabilidade, ainda pode gerar raios e granizo”, explicou.

Leia mais: Semana tem previsão de calor e chuvas isoladas para Goiás