A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) monitora a qualidade da água das bacias hidrográficas que atravessam o estado. A gestão da água em Goiás é definida em um espaço equipado com monitores, mapas e gráficos do Centro de Informações Meteorológicas do Estado (Cimehgo). O controle da qualidade da água é realizado por um laboratório de análises ambientais que monitora 120 pontos de água em 80 municípios.

Os dados colhidos no laboratório subsidiam a tomada de decisões importantes, como a de emitir outorgas de uso de água. No site do Cimehgo, a Semad disponibiliza os seus dados meteorológicos e pluviométricos para produtores, empresários e para qualquer interessado.

“São mais de 35 indicadores analíticos de extrema importância, utilizados para monitoramento da qualidade da água de rios, ribeirões e bacias hidrográficas”, afirma André Amorim, gerente do Cimehgo. Nesse mesmo laboratório é feito o monitoramento 24 horas por dia da bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte, principal fonte de abastecimento da região metropolitana de Goiânia.

Semana da Água

No âmbito da Semana da Água, entre 21 e 26 de março de 2023, previsões meteorológicas levantadas pelo Cimehgo pautam o planejamento de ações integradas com outros órgãos como, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de Goiás (Seapa), de modo a garantir a segurança da população.

Quando as previsões indicam chuvas intensas por um período prolongado, o Estado pode planejar medidas preventivas junto às comunidades que vivem em áreas de alagamento e junto aos proprietários de barragens para que sejam feitas manutenções dos barramentos.