Goiás pode ter período de seca maior neste ano

18 janeiro 2023 às 19h50

COMPARTILHAR
Apesar das chuvas intensas de janeiro, Goiás pode ter um período de seca maior neste ano. A previsão é do gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goias (Cimehgo), André Amorim.
Segundo ele, de acordo com os mapas climatológicos, há a possibilidade de que em meados de abril termine o período chuvoso no Estado. “Hoje a previsão é que as chuvas já comecem a diminuir no final de março”, alerta.
O gerente do Cimehgo explica que o período chuvoso em Goiás, tradicionalmente, vai de outubro a abril. No entanto, caso a previsão se confirme, “as chuvas podem finalizar umpouco mais cedo, o que pode aumentar o período de estiagem e causar crises hídricas em diversos municípios”.
No campo, o prejuízo causado pelo clima já pode começar a ser contabilizado a partir do fim de janeiro. Isso porque o excesso de chuvas que está sendo registrado neste mês pode causar problemas na colheita.E o que explica as chuvas irregulares no território goiano é o fenômeno La Niña, que, segundo André ” promove o resfriamento das águas do oceano Pacífico e altera as rotas dos ventos, trazendo mais chuvas para Goiás”.
André lembra ainda que no fim do ano passado, choveu abaixo da média na região centro-sul do Estado enquanto que no norte de Goiás caiu mais água do que o que era esperado. “Em 2021, a chuva foi mais bem encaixada. No fim de 2022, começou mais atrasada. A região sudoeste foi a mais afetada, onde choveu abaixo do volume em novembro e dezembro. Só na segunda quinzena de dezembro que deu uma melhorada”, comenta.
Previsão para o fim de semana
Para o próximo fim de semana, a previsão é de chuvas intensas com possibilidade de tempestades em todo o Estado. “Começa a partir de sexta-feira e vai até domingo”,detalha André, que reforça que sempre se trata de uma previsão e que os alertas são feitos com o intuito de preservar vidas humanas. “Com chuva não se brinca” , arrematou.