Em parceira, os governos de Goiás e Minas Gerais lançaram nesta quarta-feira, 2, um Plano de Ação Territorial (PAT) para conservar nove espécies ameaçadas de extinção. Entre os alvos protegidos estão quatro espécies de plantas, três de peixes, uma de mamífero e uma de invertebrado. As ações serão realizadas em 18 municípios goianos e 15 mineiros.

Em homenagem ao Grande Sertão: Veredas, escrito por Guimarães Rosa, a PAT recebeu nome de Veredas Goyaz-Geraes. O plano, que será coordenado pela a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em Goiás, elenca 25 ações organizadas em três grupos de objetivos específicos. Entre os pontos estão mapeamento de vegetação nativa remanescente, áreas de ocorrência das espécies e criação de unidades de conservação municipais.

O objetivo do PAT entre Goiás e Minas Gerais busca neutralizar fatores que podem representar riscos as espécies que precisam ser conservadas em 18 municípios goianos e 15 mineiros. Por exemplo, o desmatamento, queimadas, poluição e rebaixamento do lençol freático. Algo que não só beneficia as espécies-alvo, mas possivelmente outras 89 ao mesmo tempo.

Entre as espécies de plantas protegidas estão espécies de arbusto e subarbusto raras na região goiana. Além de um caramujo-de-água-doce pequeno e do roedor conhecido como rato-candango.