A quantidade de barragens cadastradas no Sistema Estadual de Segurança de Barragens (Seisb) bateu a marca de 10 mil na quinta-feira, 19, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O aumento no número regularizações cresceu na medida em que o prazo para cadastro se aproxima do fim.

Segundo a Semad, até o início de outubro cerca de 7,7 mil cadastros haviam sido realizados no Seisb. Entretanto, há mais de 40 mil barragens em Goiás e quem não se cadastrar corre o risco de receber multas. O prazo final para o cadastro é 31 de outubro.

“Estabelecemos todos os procedimentos e prazos de regularização, com prorrogações que permitiram que todos tivessem o tempo necessário para se regularizar”, disse a titular da Semad, Andréa Vulcanis. “Só que há aqueles que deixaram para a última hora. A recomendação é para que agilizem sua regularização e evitem sanções e penalidades”, alertou.

Para realizar o cadastro gratuito e online, os donos de empreendimentos podem acessar o link disponibilizado pela Semad.