O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) esteve presente no velório de Dona Iris de Araújo na manhã desta quarta-feira, 22, no Paço Municipal de Goiânia. Durante as homenagens à líder política estadual, o gestor destacou a luta da ex-deputada e ex-primeira-dama pelos direitos da mulher. Além de ressaltar que ela foi um “ícone para a política feminina” do Brasil, não apenas para Goiânia e Goiás.

“A história da Dona Iris ficou marcada na cidade de Goiânia, no estado de Goiás e também no Brasil”, disse o prefeito durante a cerimônia de despedida. “Ela foi um ícone para a política feminina do nosso país pela luta e revolução que sempre buscou. Tudo isso é reconhecimento que nós temos pelo nome dela também por toda família”, completou.

Ele também apontou que Dona Iris deixou um legado na política goiana. Sendo primeira-dama de Goiânia e do estado de Goiás, além de deputada federal e senadora, no qual assumiu o mandato de Maguito Vilela em duas oportunidades quando era suplente, em 2003 e 2006. Fora a candidatura a vice-presidente na chapa do ex-senador e ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, em 1994.

Cruz ainda relembrou dos momentos em que conversou com Dona Iris, enquanto ela era primeira-dama do prefeito Iris Rezende. “É uma mulher muito guerreira, tivemos a oportunidade de conversar várias vezes. Quando era vereador, sempre a encontrava no Paço Municipal quando ia encontrar o prefeito. Ela tinha um papel muito importante como primeira-dama”, recordou.