Morreu neste sábado, 31, aos 95 anos, Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito Bento XVI. A informação foi confirmada pelo perfil de notícias do Vaticano no Twitter. “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu.

O alemão Joseph Ratzinger vinha apresentando piora no estado de saúde nos últimos dias. Ele foi papa entre 2005 e 2013, quando se tornou o primeiro pontífice a renunciar ao posto em seis séculos.

Desde o anúncio de sua renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, Bento XVI já havia declarado que a decisão era motivada por questões de saúde e que lhe faltavam forças para seguir no cargo.

“No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado” , declarou na época.