Morre Maria de Lourdes Medeiros, mãe do arcebispo Dom João Justino
16 agosto 2024 às 11h56
COMPARTILHAR
Faleceu nesta sexta-feira, 16, às 5h20 da manhã, Maria de Lourdes Medeiros Silva, aos 89 anos, mãe do arcebispo de Goiânia Dom João Justino. Dona Maria, nesta última quarta-feira, 14, sofreu uma queda em casa e acabou fraturou uma perna. Em função do acidente ela foi encaminhada para uma operação cirúrgica. O procedimento ocorreu bem, mas logo depois, ela foi enviada para Unidade de terapia intensiva (UTI). A causa específica da morte não foi divulgada.
Dom João Justino viajou hoje para Juiz de Fora, em Minas Gerais, para ficar com os familiares. O velório acontece a partir das 13h, na capela 4 do Cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora. A Missa de corpo presente será nesta sexta-feira, às 21h, e a Celebração das Exéquias no sábado, às 9h. O sepultamento acontecerá em seguida, às 10h30.
Neste sábado, 17, às 9h, na Catedral Metropolita de Goiânia, Dom Levi Bonatto, presidirá Santa Missa em sufrágio da alma de Dona Maria de Lourdes Medeiros Silva, com a presença do clero de nossa Arquidiocese e dos fiéis, expressando nossa comunhão com Dom João Justino e todos os seus familiares. Neste final de semana, todas as missas celebradas em nossa Arquidiocese, será também nesta intenção.
A Câmara municipal de Goiânia decretou luto oficial de três dias no Legislativo por conta do falecimento.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota sobre o falecimento (veja abaixo). A Arquidiocese de Goiânia também comunicou, “com profundo pesar, o falecimento de Dona Maria de Lourdes Medeiros Silva, mãe de Dom João Justino de Medeiros Silva, nosso Arcebispo Metropolitano. Unamo-nos em oração pelo sufrágio de sua alma. Roguemos a Deus também pelo consolo e conforto de Dom João, todos os familiares e amigos”.
Nota da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifesta pesar pelo falecimento de sua mãe, dona Maria de Lourdes Medeiros Silva, aos 89 anos. Na confiança e esperança que vêm do Ressuscitado, rogamos que o Senhor dê a esta irmã o descanso eterno.
Solidarizamo-nos com os amigos e familiares de dom João Justino e o povo de Deus presente nas arquidioceses de Goiânia e Juiz de Fora. Unamo-nos em oração pelo descanso eterno de dona Maria de Lourdes na certeza de que quem crê em Jesus Cristo, como diz o Evangelho de João, nunca morrerá.
Que nossa Senhora Aparecida, nossa mãe, conforte o coração dos familiares.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
- Leia também: Quem é João Justino, o novo arcebispo de Goiânia