A atriz Maggie Smith morreu aos 89 anos nesta sext-feira, 27, em Londres, segundo confirmou sua família à rede de notícias BBC. Vencedora duas vezes do Oscar, como Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, ela é conhecida por seu papel como Minerva McGonagall nos filmes da franquia Harry Potter e seu trabalho como Violet Crawley na série Downton Abbey.

Em nota, os filhos da atriz, Toby Stephens e Chris Larkin, lamentaram a perda. “Maggie era uma pessoa intensamente privada, e estava com amigos e família no final. Ela deixa fois filhos e cinco netos, que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó. Queremos tomar essa oportunidade par agradecer aos funcionários maravilhosos do Hospital de Chelsea and Westminster por seu cuidado e gentileza durante os últimos dias ela. Agradecemos por todas as mensagens e apoio, e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento”.

Smith foi casada duas vezes, com o ator Robert Stephens e com o dramaturgo Alan Berveley Cross. O primeiro casamento gerou dois filhos, os atores Toby Stephens (Black Sails) e Chris Larkin (Outlander).

Biografia

Uma das atrizes mais respeitadas da indústria cinematográfica e teatral, Maggie iniciou sua carreira no teatro nos anos 1950, destacando-se em produções de Shakespeare e ganhando prêmios nacionais. Sua habilidade no palco chamou a atenção de Laurence Olivier, que a convidou para integrar a prestigiada National Theatre Company, onde atuou ao lado de grandes nomes como Michael Gambon e Derek Jacobi. Seu primeiro grande papel no cinema foi em Sem Saída (1958), que lhe rendeu a primeira de 18 indicações ao BAFTA, onde conquistou diversos prêmios, incluindo honrarias por A Primavera de uma Solteirona (1970), Meu Reino por um Leitão (1985), Uma Janela Para o Amor (1987), entre outros.

Smith também rapidamente chamou a atenção de Hollywood, recebendo sua primeira indicação ao Oscar por Othello (1966), filme estrelado ao lado de Laurence Olivier. Sua carreira no cinema foi marcada por performances notáveis que lhe renderam mais cinco indicações ao Oscar, incluindo duas vitórias: por A Primavera de Uma Solteirona (1970) e California Suite (1979). Outros papéis marcantes incluem Morte Sobre o Nilo (1978), Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991), O Jardim Secreto (1993), Divinos Segredos (2002) e Nanny McPhee e as Lições Mágicas (2010).

Com uma carreira de mais de seis décadas, Maggie Smith foi capaz de se reinventar ao longo dos anos, atraindo novos fãs com seus papéis icônicos na franquia Harry Potter (2001-2011), como a Professora Minerva McGonagall, e na série de sucesso Downton Abbey (2015-2022), onde interpretou Violet Crawley, a Condessa de Grantham. Por Downton Abbey, Smith conquistou três prêmios Emmy, e seu trabalho na televisão também foi celebrado com uma vitória anterior por Minha Casa na Úmbria (2003).

A consagração de Smith veio com a conquista da Tríplice Coroa da Atuação, ao vencer também o Tony Awards em 1990, com a peça Lettice and Lovage. Seu último trabalho lançado foi o filme O Clube dos Milagres (2023), e ela deixou uma última atuação aguardada no drama A German Life, que conta a história de Joseph Goebbels, marcando o encerramento de uma carreira verdadeiramente brilhante.