Morreu na manhã desta quarta-feira, 9, a cantora Gal Costa, aos 77 anos de idade. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora, que não divulgou a causa da morte.

Gal deveria se apresentar no festival Primavera Sound, em São Paulo, no último fim de semana, mas cancelou a participação de última hora. O motivo do cancelamento foi a necessidade de recuperação após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita.

Vida

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador, em 26 de setembro de 1945, e é uma das maiores vozes da música brasileira na história. Em ranking publicado pela revista Rolling Stone Brasil, em 2021, ela foi classificada como a sétima voz do Brasil.

Em 1965, Gal fez estreia nas gravações, no duo Sol Negro (de Caetano Veloso), publicado no disco de estreia de Maria Bethânia. No ano seguinte, participou do I Festival Internacional da Canção e, no outro, lançou seu primeiro LP ao lado do também estreante e amigo Caetano Veloso.

A partir daí, foram 57 anos de carreira repleta de sucessos, incluindo “Modinha para Gabriela” – que ganhou o Brasil como abertura da novela da Globo inspirada em Jorge Amado –, Um Dia de Domingo, Chuva de Prata e vários outros.