Morre Alberto Goldin, psicanalista do Jornal O Globo

26 outubro 2023 às 11h30


COMPARTILHAR
O piscanalista argentino radicado no Brasil, Alberto Goldrin, morreu nesta quarta-feira, 25, aos 83 anos. Segundo o filho do médico, ele vinha lidando com o Parkinson há oito anos. Miguel Alberto Goldin faleceu dois meses após se tornar viúvo. O sepultamento está marcado para14h desta quinta-feira, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Estado do Rio de Janeiro.
Alberto Goldin assinou ao longo de 18 anos, a coluna “Vida Íntima”, no Jornal O Globo, entre 1998 e 2015. Publicado aos domingos, primeiramente no suplemento Jornal da Família e, depois, na Revista O GLOBO, o espaço era aberto com a carta anônima de um leitor (na verdade, a maioria das missivas eram de leitoras). Em seguida, vinha o comentário de Goldin, sempre abordando conceitos da psicanálise de forma simples.
“As pessoas ficam mais angustiadas quando imaginam que seus conflitos são apenas seus e que ninguém mais no mundo sofre com aquelas dúvidas. A coluna pode ajudar os leitores a compreender melhor as origens de suas angústias, aprendendo a reconhecer seus desejos e a lidar com eles de uma forma menos conflituada. É um espaço que pode ajudar a popularizar a psicanálise, permitindo que a compreensão dos nossos desejos mais ocultos seja mais franca e mais humana”, disse Goldin, explicando seu propósito em uma entrevista publicada pelo jornal na estreia da coluna.
Biografia
Alberto Goldin nasceu em Santa Fé, República Argentina, e morava no Rio de Janeiro desde 1976. Graduado em medicina pela Universidade de Buenos Aires em 1963, formou-se como psiquiatra e como psicanalista na Associação Psicanalítica Argentina.
Goldin pertencia à Sociedade Psicanalítica do Rio de janeiro. Administrou aproximadamente 30 cursos sobre Teoria Psicanalítica Freudiana desde 1973 até hoje em diversas instituições psicanalíticas e em várias cidades do Brasil. Clinica em consultório particular desde 1963, atendendo adolescentes e adultos em psicoterapia individual, de casal e família.
Além disso, colaborou com Sandra Werneck no filme Pequeno Dicionário Amoroso. Foi também consultor da Rede Globo de Televisão no programas Malhação e na novela Corpo Dourado, de Antonio Calmon. Alberto foi co-autor, com Domingos de Oliveira, da peça teatral Todo Mundo tem Problemas (sexuais), baseada em sua coluna dominical Vida Íntima, do jornal O Globo. Além disso, também foi colunista da Revista Viver, de psicologia.
Goldin foi autor de várias obras: Freud Explica, Amores Freudianos, Maturidade, Histórias de Amor e Sexo, Gota D’água – Coleção Arte para Crianca, No Mundo das Nuvens – Coleção Arte para Criança, O Tesouro do Capitão Policarpo – Coleção Arte para Criança, Amadeus – Coleção Andorinha e Albert – Coleção Andorinha.