Morre Adelmo Café, um dos fundadores da UFG, aos 94 anos
10 agosto 2023 às 08h04
COMPARTILHAR
O professor de História da Arte Adelmo Café morreu nesta última quarta-feira, 9, em Goiânia, aos 94 anos. Conhecido como um dos fundadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Café partiu em sua residência e na presença de seus familiares.
Adelmo Café foi servidor do Banco do Brasil e professor de História da Arte por quase 30 anos, tendo atuado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Puc Goiás) e na UFG. Na universidade pública, fundou o curso de História da Arte. Já na Puc Goiás, o professor foi um dos fundadores do curso de Arquitetura.
“Um exemplo de Mestre. Abria sua biblioteca particular para que pudéssemos ler as preciosidades que possuía”, disse Maria Filomena, uma de suas alunas. Adelmo Café deixa cinco filhos e netos.
Reconhecido pela sua trajetória na História da Arte, era amigo de praticamente todos os artistas goianos, como Antônio Poteiro e Siron Franco. No último Festival Internacional de Artes Cênicas, o Goiânia em Cena, foi homenageado pelo ex-reitor da UFG, Edward Madureira. No Teatro Goiânia, foi condecorado um dos fundadores da Universidade.
Adelmo de Moura e Silva Café também foi um dos fundadores do Instituto de Belas Artes de Goiás (IBAG). O velório está marcado para às 9h da manhã desta quinta-feira, 10, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. A missa de corpo presente acontecerá no mesmo local, às 15h, e o sepultamento de Adelmo ocorrerá às 16h.
Em nota, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) prestou as condolências aos familiares e amigos do professor.
“Adelmo teve papel decisivo na consolidação da UFG, onde foi professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG e ajudou a fundar o curso de História da Arte. Ele também é considerado um dos idealizadores do Instituto de Belas Artes de Goiás (IBAG). Consternada, a diretoria do Adufg-Sindicato lamenta a perda e manifesta sua total solidariedade aos familiares e amigos do educador. Que todos possam encontrar algum conforto neste momento tão difícil”.